INTERSEÇÕES II PÕE EM MARCHA MAIS UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES

No dia 18 de abril iniciou-se mais um curso de formação de docentes sobre “Educação para o Desenvolvimento e Igualdade entre Mulheres e Homens”, promovido pela Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), no âmbito do projeto Interseções II, destinado a profissionais de educação de infância e a docentes dos ensinos básico e secundário. Com a duração de 27 horas, distribuídas por 10 sessões online e em horário pós-laboral, o curso vai decorrer até 7 de junho.

Participam nesta formação profissionais de educação de todos os ciclos de escolaridade (desde a educação pré-escolar ao ensino secundário) e de diferentes áreas curriculares (línguas, matemática, ciências experimentais, ciências humanas e sociais e expressões, informática, cidadania e desenvolvimento), provenientes de diferentes zonas de Portugal.

Ao integrar uma forte componente prática que inclui a experimentação do recurso “Interseções: Igualdade entre Mulheres e Homens e a Educação para o Desenvolvimento”, pretende-se que esta formação se constitua como um espaço de reflexão e de partilha sobre a mais valia desta ferramenta pedagógica para promover, em contexto escolar, vivências quotidianas de cidadania participativa, atenta e responsável pela construção da Igualdade entre Mulheres e Homens entendida como parte inalienável de uma Educação para o Desenvolvimento, no quadro mais amplo da Cidadania Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU.

Procura-se assim sublinhar, junto do corpo docente, que o tema das relações entre mulheres e homens tem necessariamente de ser estruturante do conhecimento mobilizado pela escola, nas diferentes áreas do currículo, entrosando-se imperiosamente com todos os outros domínios da Educação para a Cidadania.

Esta é a segunda atividade do Projeto Interseções II, que decorre de janeiro a setembro de 2023 com o apoio financeiro do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e visa alargar o conhecimento do Recurso Educativo, produzido em 2022, sobre Educação para o Desenvolvimento na ótica da Igualdade entre Mulheres e Homens, e a respetiva aplicação na prática docente, no âmbito quer da Cidadania e Desenvolvimento, quer de qualquer outra área disciplinar.

A dinamização desta formação é constituída pela equipa do projeto Interseções II, mobilizando todas as suas organizações parceiras: Isabel Cruz e Teresa Alvarez, da CIG, Eliana Madeira, do Graal, La Salete Coelho, da ESE do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Maria João Cardona, da ESE do Instituto Politécnico de Santarém e Teresa Pinto, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

Copyright © 2023 Aripese.